As três unidades de Investigação sediadas no DEQ asseguraram, numa candidatura conjunta, o Estatuto de Laboratório Associado (LA) atribuído pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia. O concurso contou com 45 candidaturas tendo sido 40 qualificadas para o referido estatuto.

O novo Laboratório Associado, ALICE – Laboratório Associado para a Inovação em Engenharia Química tem como missão contribuir para o conhecimento científico e as suas aplicações tecnológicas para o desenvolvimento de processos e produtos inovadores, de forma sustentável e eficiente, com a intenção de responder aos desafios da sociedade e do desenvolvimento da indústria. ALICE irá operar na área da Engenharia Química, alargando os seus conhecimentos especializados à Engenharia Biológica, Ambiental, de Materiais e Energia.

Os Laboratórios Associados qualificados pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia representam componentes estruturantes do Sistema Científico e Tecnológico Nacional, consistindo em instituições de investigação e desenvolvimento (I&D) ou consórcios de instituições de I&D que assumem compromissos institucionais explícitos para a prossecução de objetivos de política científica e tecnológica nacional. Agregam uma ou várias unidades de investigação científica e o seu estatuto é concedido por um período até 10 anos, que pode ser renovado, mas está sujeito a avaliações intercalares.

As candidaturas foram avaliadas por um painel nacional, com a colaboração de um conselho científico internacional.