RELAÇÃO COM A INDÚSTRIA

Projetos de I&D com a indústria

O DEQ tem mantido uma relação estreita com vários setores da indústria, quer Portuguesa quer estrangeira. Essa proximidade tem-se concretizado na forma de projetos de Investigação e Desenvolvimento liderados por parceiros industriais em que as Unidades de Investigação do DEQ participam ativamente.

Dissertações de Mestrado em ambiente empresarial

Uma outra manifestação da proximidade do DEQ relativamente à indústria é o elevado número de Dissertações de Mestrado que têm sido propostas por empresas nacionais, permitindo aos estudantes uma aproximação à realidade industrial com elevado valor formativo. Cerca de 60 % das Dissertações dos Mestrado Integrado em Engenharia Química têm decorrido em ambiente empresarial.

Curso de formação em colaboração com a BASF

A BASF, uma multinacional de origem alemã que é atualmente a maior empresa química do mundo, propôs ao DEQ em 2018 a criação de um centro de competência na área das tintas, dada a relevância deste setor no panorama industrial do Norte do país. Com vista a complementar a formação de futuros Engenheiros Químicos, foi criado um curso de formação em Tecnologia de Tintas e Revestimentos, em que colaboram, para além da própria BASF, quatro empresas nacionais de tintas: Arga, Barbot, CIN e Tintas 2000. A primeira edição deste curso teve lugar em 2019, com elevado sucesso.

TTR