Sobre o DEQ

O Departamento de Engenharia Química (DEQ) é a unidade orgânica da FEUP onde se agrupam os principais recursos humanos e materiais associados à atividade nas áreas de conhecimento da engenharia química ou áreas afins.

 

Nessas áreas, compete ao Departamento assegurar e/ou apoiar tanto o ensino em cursos de licenciatura, mestrado integrado, pós-graduação e formação contínua da FEUP, como também a investigação científica e o desenvolvimento tecnológico e como ainda a prestação de serviços ao exterior.

Para exercer a sua missão, o DEQ enquadra a atividade de um corpo docente qualificado (todos os docentes são doutorados), apoiados por funcionários técnicos e administrativos. Neste momento, o DEQ é responsável pelo Mestrado Integrado em Engenharia Química (MIEQ) e pelo Programa Doutoral em Engenharia Química e Biológica (PDEQB), e participa ativamente no Mestrado Integrado em Engenharia do Ambiente (MIEA) e no Mestrado Integrado em Bioengenharia (MIB). Colabora também no Programa Doutoral em Engenharia do Ambiente (PDEA) e no Programa Doutoral em Engenharia de Refinação Química e Petróleos (PDERQP).

A investigação dos docentes e investigadores do DEQ encontra-se enquadrada em diversas Unidades de I&D, e cobre um largo espetro de áreas ligadas ou com grande afinidade à engenharia química. O volume e qualidade dos trabalhos desenvolvidos atinge dimensão internacional.

O DEQ possui um potencial importante em equipamento laboratorial de elevado nível de sofisticação, de acesso a recursos bibliográficos e em meios informáticos para serviço de apoio à comunidade: atividade de análise laboratorial, de projeto de engenharia ou de consultoria.