Uma equipa de investigação coordenada pelo professor Filipe Mergulhão, investigador do Laboratório de Engenharia de Processos, Ambiente, Biotecnologia e Energia (LEPABE), sediado no Departamento de Engenharia Química da FEUP,  foi recentemente distinguida com um financiamento de 900 mil euros, no âmbito do programa europeu H2020, para liderar o projeto SurfSAFE. Trata-se de uma iniciativa que irá envolver várias universidades europeias no desenvolvimento de soluções inovadoras – baseadas em biofilmes – para aumentar a segurança microbiana na indústria alimentar.

Este projeto europeu tem como objetivo principal “aumentar a capacidade científica do Laboratório de Engenharia de Biofilmes (BEL na sigla em inglês) nos campos da modificação de superfícies e análise de biofilmes”. Pretende-se deste modo “estabelecer uma rede europeia líder, capaz de orientar o futuro desenvolvimento de superfícies anti-sujamento e antimicrobianas, de modo aumentar os níveis de higiene e segurança alimentar”, explica Filipe Mergulhão, assegurando ao mesmo tempo que “o nosso foco é garantir produtos seguros e de boa qualidade aos consumidores”.

Além da FEUP, o projeto SurfSAFE integra também a Universidade de Copenhaga (Dinamarca), o University Medical Center Groningen (Holanda) e a Manchester Metropolitan University (Reino Unido).