Três projetos desenvolvidos por investigadores do Departamento de Engenharia Química e Biológica (DEQB) estão entre os seis distinguidos na 9.ª edição do Business Ignition Program (BIP) PROOF, promovido pela U.Porto Inovação: BERMICIN Care e iDSSC-Integrate, do LEPABE, e PINE-TEX, do LSRE-LCM. Cada projeto recebe um financiamento até 10 mil euros.

BERMICIN Care

Desenvolvido por Anabela Borges, Ariana Gonçalves, Lília Teixeira, Manuel Simões e Miguel Leitão, do grupo BIO do LEPABE – Laboratório de Engenharia de Processos, Ambiente, Biotecnologia e Energia, o projeto BERMICIN Care centra-se numa tecnologia inovadora para o tratamento domiciliário de infeções em feridas crónicas.
Equipa do projeto BERMICIN Care, de pé, em frente a um painel da Porto Business School
Equipa do projeto BERMICIN Care

iDSSC-Integrate

O iDSSC-Integrate, desenvolvido por Fátima Santos, Daniela Rodrigues, Jeffrey Capitão, João Gomes e Rita Gomes, do grupo PPE do LEPABE, visa desenvolver pequenos módulos personalizados de células solares sensibilizadas por corante (DSSC), capazes de produzir energia a partir da luz ambiente interior.
Montagem com as fotografias dos cinco membros da equipa do projeto iDSSC-Integrate
Equipa do projeto iDSSC-Integrate

PINE-TEX

Liderado por Ricardo Ferreira, investigador do LSRE-LCM – Laboratório de Processos de Separação e Reação – Laboratório de Catálise e Materiais, o projeto PINE-TEX pretende desenvolver, a partir de resíduos vegetais, começando pela casca de pinheiro, um material capaz de remover contaminantes que persistem na água após os tratamentos convencionais. O objetivo é melhorar a qualidade da água e permitir que a indústria reutilize uma maior parte das águas residuais que já trata. O financiamento vai apoiar a passagem da prova de conceito para um demonstrador tecnológico aplicado a águas residuais industriais.  
Equipa do projeto PINE-TEX nas escadas em frente à entrada da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto
Equipa do projeto PINE-TEX

Sobre o BIP PROOF

O programa BIP PROOF apoia projetos de prova de conceito que promovem a valorização de resultados de investigação promissores e facilitam a sua transição para o mercado. Mais informações no site da U.Porto Inovação.