É já no próximo ano que Maria Eugénia Macedo, professora do Departamento de Engenharia Química da FEUP e investigadora do LSRE-LCM, integrado no laboratório associado ALiCE, completa 40 anos de doutoramento.

Para assinalar a data, a prestigiada revista Journal of Chemical & Engineering Data (JCED), da American Chemical Society, vai preparar uma edição especial, a ser publicada no verão de 2024, que reconhece as suas contribuições científicas significativas para o avanço da área de termodinâmica de misturas

Entre as contribuições de Maria Eugénia Macedo em termos de investigação científica, destaca-se a medição experimental e modelação termodinâmica de propriedades termofísicas e equilíbrio de fases. A docente e investigadora do DEQ tem atuado no estabelecimento de novas metodologias para a determinação experimental de equilíbrios de fases e no desenvolvimento de novos modelos para a correlação e previsão de propriedades termodinâmicas, de transporte e equilíbrio de fases.

Journal of Chemical & Engineering Data tem vindo a publicar diversas edições especiais dedicadas a temas relevantes na área da Engenharia Química, assim como a investigadores que ao longo da sua carreira tenham dado contribuições de relevo na temática em que desenvolvem as suas atividades de investigação.

Mais informações aqui