Luís Miguel Madeira, professor catedrático do Departamento de Engenharia Química da FEUP e coordenador científico do Laboratório de Engenharia de Processos, Ambiente, Biotecnologia e Energia (LEPABE/ALiCE), foi distinguido com um prémio de 50 mil euros no âmbito da 3.ª edição do Scientific Challenge da Air Liquide, destinado a soluções inovadoras para a descarbonização dos ecossistemas industriais na área de “Armazenamento de energia utilizando pequenas moléculas essenciais”.
As energias renováveis são intermitentes por natureza. Para garantir a sua adoção generalizada e contribuir para a descarbonização do sector energético (entre outros), é essencial desenvolver novas formas de armazenamento e reutilização de energia, utilizando pequenas moléculas essenciais. O projeto premiado centra-se no desenvolvimento de uma nova tecnologia baseada num sistema cíclico inovador, para produzir metano (CH4) como vetor energético, a partir de CO2 capturado pela indústria e hidrogénio (H2) renovável.
Com a atribuição do prémio vem também a possibilidade de desenvolver, juntamente com a Air Liquide, um projeto nos próximos três/quatro anos para o desenvolvimento desta tecnologia. A equipa é constituída por Miguel Soria, Cláudio Rocha e Joana Martins (entre outros colegas do DEQ) e terá acesso a uma linha de financiamento patrocinada integralmente pela multinacional francesa.