O professor Alírio Egídio Rodrigues, docente emérito no Departamento de Engenharia Química da FEUP desde 2013, recebeu o título de Professor Honoris Causa da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) das mãos do reitor Alfredo Gomes, em cerimônia no Gabinete do Reitor.

A comissão de honra foi formada pelo coordenador do curso de Engenharia Química e representante do Centro de Tecnologia e Geociências (CTG), professor Maurício Alves da Motta Sobrinho, a pró-reitora de Pós-Graduação, Carol Leandro, o professor emérito da UFPE César Abreu, o chefe do Departamento de Engenharia Química, Jorge Cavalcanti, o professor Mohand Benachour, o professor Nelson Medeiros e o professor Augusto Knoelchman.

Este título destina-se a professores ou cientistas de notório reconhecimento, não pertencentes ao quadro da UFPE, e que tenham prestado relevantes serviços à instituição ou ao desenvolvimento do ensino, da ciência, da tecnologia ou da cultura. O professor Alírio Rodrigues vê assim reconhecido o seu papel de referência na sua área de trabalho e a sua longa cooperação com o Departamento de Engenharia Química da UFPE, em projetos de investigação e na orientação de estudantes de mestrado e doutoramento.