Luís Miguel Madeira, professor Catedrático no Departamento de Engenharia Química da FEUP participou, em representação da Ordem dos Engenheiros, no passado dia 28 de abril de 2023 na reunião do Working Party on Education da European Federation of Chemical Engineering na qualidade de delegado académico Português.

A reunião realizada em Atenas na National Technical University of Athens, foi liderada por Hermann Feise (da BASF), chairman do WPE/EFCE, e contou com a presença de cerca de 16 elementos de diversos países do espaço europeu. Entre vários assuntos debatidos, merecem destaque os seguintes:

• Homenagem a John Edward Gillet, que faleceu este ano (1 Ago. 1937 – 24 Fev. 2023), e que foi anterior chairman deste grupo de trabalho.
  • Informação sobre algumas das atividades da EFCE, em particular sobre o Student Mobility Award 2023 (campanhas feitas, no. de candidaturas recebidas, constituição do júri, etc.) e sobre o congresso ECCE&ECAB 2023 (https://ecce-ecab2023.eu/), que decorrerá de 17 a 21 de setembro em Berlim, nomeadamente sobre as duas sessões na área de educação (I1. Education of (bio)-chemical engineers e I2. Motivating high school students for STEM courses).
  • Discussão sobre as atividades futuras do WPE, nomeadamente: i) envolvimento da nova geração de docentes nas atividades deste grupo de trabalho, por exemplo convidando alguns colegas mais novos; ii) aprovação (por unanimidade) da proposta de Lajos Höfler, Prof. Associado da Budapest University of Technology and Economics, ser guest member do WPE; e iii) aprovação (por unanimidade) da proposta de Martin Pitt, da U. Sheffield (Reino Unido), anterior chair do WPE (2010-2017), ser membro honorário deste grupo de trabalho.
  • Apresentação por parte de Christina Apel, da Leuphana University of Luneburg, na Alemanha, sobre “Skills for Safe-and-Sustainable-by-design materials, processes and products”.
  • Apresentação de um resumo dos resultados do inquérito europeu sobre Ética em Engenharia.
  • Apresentação a cargo de Johannes Buyel, da University of Natural Resources and Life Sciences em Viena, intitulada “Digitalization in Education”, a que se seguiu uma discussão alargada sobre esta tão relevante temática no seio do WPE.