Michael Grätzel (Dorfchemnitz, 1944) é um dos mais importantes investigadores da química do nosso tempo, tendo já sido apontado como potencial prémio Nobel na sua área. Michael Grätzel vai ser distinguido com o título de Doutor Honoris Causa pela Universidade do Porto, por proposta da Faculdade de Engenharia da U.Porto (FEUP), no próximo dia 20 de maio, às 10h00, no Salão Nobre da Reitoria.

De nacionalidade suíça, mas ascendência alemã, foi pioneiro no campo da tecnologia fotovoltaica ao inventar as células solares sensibilizadas com corante (DSSC), também conhecidas como “células de Grätzel”, das quais emergiram as células solares de perovskita (PSC), em cujo desenvolvimento Michael Grätzel teve também um papel decisivo.Esta nova geração de células tem um baixo custo, uma muito elevada eficiência energética, e uma grande versatilidade em termos de aparência – cor e transparência – mas também voltagem; em arranjo tandem pode atingir uma eficiência de ca. 30 %.

Professor na École Polytechnique Fédérale de Lausanne (EPFL), na Suíça, onde dirige o Laboratory of Photonics and Interfaces (LPI), Michael Grätzel foi agraciado com numerosas distinções de excelência científica. Publicou cerca de 1700 artigos científicos, tem mais de 320 000 citações e um índice h de 254 (Web of Science). Foi também Professor convidado em diversas instituições de renome internacional, como a Universidade da Califórnia em Berkeley ou a École Polytechnique Supérieure de Paris-Cachan, e tem vindo a colaborar regularmente com a Universidade do Porto, em particular com a Faculdade de Engenharia (FEUP), em projetos de investigação europeus de grande prestígio e no apoio a estudantes de doutoramento.

Michael Grätzel mantém, desde 2007, uma estreita colaboração com o doutor Adélio Mendes, professor do Departamento de Engenharia Química e investigador no LEPABE, com quem é coautor da primeira patente de selagem a vidro assistida a laser de DSSCs. Tecnologia pioneira que viria a ser vendida por 5 milhões de euros à Dyesol (hoje GreatCell Solar Limited), empresa australiana. No âmbito do doutoramento Honoris Causa, mas já da parte da tarde, está prevista uma aula na Faculdade de Engenharia, proferida pelo próprio Michael Grätzel, no Auditório, a partir das 16h00.