O Mestrado em Engenharia Química da FEUP foi reconhecido pela ENAEE (European Network for Accreditation of Engineering Education) através da atribuição da Marca de Qualidade EUR-ACE®. Com este certificado foram reconhecidos os altos padrões de qualidade do curso, assim como o cumprimento dos requisitos educacionais para cursos de mestrado em Engenharia.

O elevado reconhecimento internacional do EUR-ACE® é um elemento facilitador da mobilidade académica e profissional. Entre os benefícios para os estudantes e profissionais de engenharia destacam-se:

• a garantia de que o curso acreditado cumpre os padrões Europeus e internacionais e é reconhecido pelos empregadores na Europa;
  • a simplificação da candidatura a outros programas de mestrado ou doutoramento acreditados pelo sistema;
  • a garantia de que o curso vai de encontro aos requisitos educacionais para o acesso ao registo junto das associações que regulam a profissão (em Portugal, a Ordem dos Engenheiros);
  • a promoção da mobilidade profissional de acordo com a diretiva comunitária relativa ao reconhecimento das qualificações profissionais (Diretiva 2005/36/EC);
  • o processo de obtenção do cartão de profissional de engenharia “ENGINEERing CARD“, promovido pela FEANI (European Federation of National Engineering Associations);
  • o acesso simplificado ao título de profissional de engenharia Europeu “EUR ING Title” atribuído pela a FEANI, por via do membro nacional (Ordem dos Engenheiros, em Portugal).

Em Portugal, a entidade emissora deste selo de qualidade europeu às instituições académicas é a Ordem dos Engenheiros, devidamente credenciada pela ENAEE.

A Marca de Qualidade EUR-ACE® representa, assim, o início de um novo ciclo de acreditação a nível Europeu, visando a mútua acreditação de cursos de Engenharia com critérios de reconhecida exigência.