O projeto E-RecyOuro, liderado pelas investigadoras Helena Soares e Liliana Martelo, do Departamento de Engenharia Química da Faculdade de Engenharia (FEUP) e do REQUIIMTE (Laboratório Associado para a Química Verde-Tecnologias e Processos Limpos), venceu a 8.ª edição do Concurso de Ideias de Negócio da U.Porto.

A ideia premiada propõe um método inovador, económico e amigo do ambiente para reciclar metais com elevado valor acrescentado, presentes nos Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos (REEE), que incluem uma panóplia alargada de equipamentos em fim de vida, nomeadamente computadores, telemóveis, eletrodomésticos, televisões, entre outros.

Para além de prémio monetário, a equipa E-RecyOuro vai ter a oportunidade de representar a U.Porto na final nacional do Concurso de Ideias de Negócio “Empreende+”, uma iniciativa dinamizada no âmbito do projeto UI-CAN Universidades como Interface para o Empreendedorismo.