É a primeira ERA Chair liderada pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) e foi atribuída ao grupo de investigação coordenado por Nuno F. Azevedo, docente do DEQ e investigador do Laboratório de Engenharia de Processos, Ambiente, Biotecnologia e Energia (LEPABE), que integra o Laboratório Associado ALiCE.

São 2,5 milhões de euros para criar um grupo de investigação de excelência em engenharia de biofilmes, contando com a experiência e colaboração de Darla Goeres, do Centro de Engenharia em Biofilmes da Universidade Estadual de Montana nos EUA, considerada uma referência mundial na área dos biofilmes.

Os biofilmes são comunidades de microrganismos, como bactérias e fungos, que se encontram incorporados numa matriz que eles próprios produzem. Estas comunidades são ubíquas no ambiente e na indústria e desempenham muitas vezes papéis cruciais no desenvolvimento de infeções.

O projeto agora financiado pela European Research Executive Agency permitirá assim desenvolver novos métodos que caracterizem os biofilmes com um detalhe até agora inatingível, de forma a permitir um maior controlo sobre a sua formação.

Mais informação aqui.