XIII Edição do Fórum Ambiente

09/04/2024
All Day

O Núcleo de Estudantes de Engenharia do Ambiente da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (NEEA-FEUP) promove a XIII Edição do Fórum Ambiente, a 9 de abril de 2024, no Auditório José Marques dos Santos (Grande Auditório da FEUP).

O Fórum do Ambiente é um evento organizado anualmente por estudantes de Engenharia do Ambiente, membros do Núcleo de Estudantes de Engenharia do Ambiente (NEEA-FEUP). É um evento que pretende proporcionar aos seus participantes uma formação complementar nas distintas áreas de ação da Engenharia do Ambiente através da partilha de conhecimento científico, de experiências profissionais e do diálogo entre os oradores convidados e público presente. Temos como principal objetivo fomentar o interesse dos nossos participantes nas diversas temáticas ambientais e proporcionar um conhecimento especializado nessas áreas.

Na Edição do presente ano, o mote do evento é “Olhar o Presente, Preparar o Futuro”. Com efeito, o evento será dividido em quatro sessões relativas aos Compromissos Ambientais da Europa, Energias Renováveis, Gestão de Recursos Naturais, Resíduos e ainda uma mesa-redonda, promovendo um debate em torno da Transição Energética. Nesta Edição, à semelhança do ano anterior, promovemos também um desafio, cujo grupo vencedor será premiado pela Rede Ambiente (entidade promotora e patrocinadora).

Contaremos com a presença de Humberto Rosa, atual Diretor para a Biodiversidade na Direção-Geral do Ambiente da Comissão Europeia, Ana Rita Antunes, Coordenadora Executiva da Coopérnico, Tiago Oliveira, Presidente do Conselho Diretivo da AGIF, Ana Paula Rodrigues, Vice-Presidente do Conselho de Administração da ADENE, Joaquim Poças Martins, Secretário-Geral do Conselho Nacional da Água, Luís Vieira, Investigador de Biodiversidade Costeira no CIIMAR e Carlos Mata, Responsável de Desenvolvimento e Execução de Projeto na EDP.

A moderação das diversas sessões estará a cargo de Adélio Mendes, Professor Catedrático da FEUP, João Pedro Matos Fernandes, Professor Catedrático Convidado da FEUP e Joana Maia Dias, Professora Associada da FEUP.

O evento conta com o apoio da Licenciatura e Mestrado em Engenharia do Ambiente (L.EA e M.EA), Departamento de Engenharia Química (DEQ), Departamento de Engenharia Civil (DEC), Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais (DEMM), ALiCe – Laboratório Associado de Engenharia Química, Ordem dos Engenheiros – Região Norte (OERN), Associação Portuguesa dos Recursos Hídricos (APRH), Associação de Estudantes da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (AEFEUP), e ainda com o patrocínio Gold da Rede Ambiente, patrocínio Silver da Porto Ambiente, Águas e Energia do Porto, Acciona (Água-Portugal) e da Sogrape, além do patrocínio Bronze da Vulcano.