02/11/2021
18:45

O Núcleo de Estudantes de Engenharia Química da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (NEEQ-FEUP) convida  todos os interessados a assistir à primeira ChemTalk deste ano letivo, intitulada ‘O mundo da nanotecnologia: ciência à nano-escala’, que se irá realizar no dia 2 de novembro, pelas 18h45 em formato online. Nesta palestra, a doutora Maria do Carmo Pereira, professora auxiliar no DEQ, irá falar um pouco sobre o conceito da nanotecnologia e sobre a sua experiência profissional nesta área, e, ainda, apresentar alguns tipos de nanomateriais.

Pelas suas palavras:

‘A nanotecnologia compreende a manipulação de materiais com dimensões entre 1 e 100 nm. Estes nanomateriais apresentam propriedades únicas que permitem o desenvolvimento de aplicações e tecnologias inovadoras. Esta é uma área emergente do conhecimento científico, em grande expansão, e com cada vez maior impacto na nossa sociedade. A nanotecnologia oferece novas abordagens ao trabalho de físicos, químicos e engenheiros, ao nível do estudo de estruturas e de fenómenos atómicos e moleculares, e novas oportunidades para reunir conhecimentos oriundos destas áreas, tendo em vista a procura de soluções para questões que tradicionalmente se colocavam separadamente no âmbito de cada uma dessas disciplinas.

Nesta palestra serão apresentados nanomateriais com propriedades únicas, dando especial ênfase para aplicações nas áreas da engenharia química, ciências farmacêuticas e da nanomedicina.’

A palestra pode ser seguida aqui