A Azure Photon, fundada pelos investigadores do LEPABE Seyedali Emami e Jorge Martins, em conjunto com o Professor Adélio Mendes, docente do DEQB, está a desenvolver uma solução inovadora para substituir o uso de baterias descartáveis em dispositivos eletrónicos de pequena dimensão. A Azure Photon aposta em células solares de perovskita capazes de gerar energia a partir da luz ambiente, incluindo em condições de iluminação interior.
Num contexto de crescimento acelerado dos dispositivos da Internet das Coisas (IoT), cuja utilização massiva levanta desafios associados à curta duração das baterias face à vida útil dos equipamentos, a tecnologia desenvolvida aposta em células solares de perovskita capazes de gerar eletricidade de forma eficiente mesmo em ambientes de baixa luminosidade, permitindo assim alimentar estes dispositivos ao longo de todo o seu ciclo de vida e eliminar a necessidade de baterias descartáveis.
Esta iniciativa contribui para a redução de resíduos eletrónicos, para a melhoria da eficiência energética e para a diminuição dos custos associados à manutenção de sistemas distribuídos, alinhando-se com os objetivos de sustentabilidade e neutralidade carbónica.
Mais informação em [jn.pt]