Uma equipa de investigação liderada pelo profesor Adélio Mendes, docente do DEQ e investigador do Laboratório de Engenharia de Processos, Ambiente, Biotecnologia e Energia (LEPABE), acaba de garantir um financiamento  ao abrigo do programa Horizonte 2020, da União Europeia, no valor total de 3,5 milhões de euros, a aplicar no desenvolvimento de uma tecnologia que permita a produção de energia sem emissão de gases com efeito de estufa/poluentes.

Os investigadores pretendem que esta tecnologia seja de baixo custo, sustentável, de rápida implementação, capaz de ser usada em aplicações estacionárias e móveis e que esteja sempre disponível para ser usada quando for necessário.

Designado por “112CO2” o projeto tem como parceiros a Faculdade de Letras da U.Porto (FLUP), a Agência Estatal Consejo Superior de Investigaciones Científicas (CSIC) em Espanha, a Deutsches Zentrum für Luft- und Raumfahrt (DLR) na Alemanha e a École Polytechnique Fédérale de Lausanne (EPFL) na Suíça. Estão também envolvidas as empresas Quantis na Suíça, Paul Wurth no Luxemburgo e PixelVoltaic em Portugal (spin-off do LEPABE).