SEMANA DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA 2025

Departamento de
Engenharia Química e Biológica da FEUP
23 - 30 novembro
3
Dias
3
Temas
3
Empresas
100+
Investigadores e Estudantes

Sobre a SCT no DEQB/FEUP

O Departamento de Engenharia Química e Biológica (DEQB) da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, em colaboração com as suas unidades de investigação (CEFT, LEPABE e LSRE-LCM que compõem o Laboratório Associado ALiCE), promove em 2025, no âmbito da Semana da Ciência e Tecnologia, um conjunto de debates sobre as áreas emergentes da Engenharia Química e do Ambiente e da Biotecnologia dirigidos ao público em geral e, em particular, aos professores e estudantes do ensino secundário e universitário.

Cada um destes debates será focado num tema transversal que contará com a participação de especialistas convidados do sector empresarial, investigadores das unidades de investigação do DEQB e representantes dos núcleos de estudantes do DEQB, incluindo a possibilidade de visita a um laboratório no final de dois dos debates.


 


Programa

17:30

Bioindústria 5.0: Um novo paradigma

Sala de Atos do DEQB (E107)
Coordenador:

Nuno F. Azevedo (Professor Associado, LEPABE/ALiCE)

Moderador:

Salomé Soares (Investigadora Auxiliar, LSRE-LCM/ALiCE)

Participantes convidados:
A Bioindústria 5.0 representa uma evolução do conceito da indústria biotecnológica, incorporando aspetos como a sustentabilidade dos processos, a personalização de produtos, a utilização da inteligência artificial e uma maior interação entre o homem e os equipamentos. Não percas esta oportunidade para discutir como é que estes novos paradigmas irão afetar a sociedade e as funções e competências dos Engenheiros que trabalham em biotecnologia.

18:30

Visita a laboratório (15 min.)

E007

17:30

Como transportar e armazenar H2 de forma mais sustentável: os combustíveis sintéticos

Sala de Atos do DEQB(E107)
Coordenador:

Daniela Falcão (Investigadora Auxiliar, CEFT/ALICE)

Moderador:

Adélio Mendes (Professor Catedrático, LEPABE/ALICE)

Participantes convidados:
Os combustíveis sintéticos são combustíveis produzidos a partir do H2, de outras moléculas provenientes de fontes renováveis, como CO2, CO e N2, e de energia verde, num processo que mimetiza a natureza. Estes combustíveis são frequentemente concebidos para serem neutros em carbono, libertando apenas o carbono que foi inicialmente capturado durante a sua produção, quando queimados. Nesta sessão serão discutidas a produção, logística e uso destes combustíveis como uma alternativa ao uso dos combustíveis fósseis.

17:30

Materiais Funcionais: Produção, Aplicações e Desafios

Sala de Atos do DEQB(E107)
Coordenador:

Cláudia Gomes da Silva (Professora Auxiliar, LSRE-LCM/ALiCE)

Moderador:

Artur Pinto (Investigador Auxiliar, LEPABE/ALiCE)

Participantes convidados:
  • Soraia Neves (Investigadora Auxiliar, CEFT/ALiCE)
  • Joana Loureiro (Professora Auxiliar, LEPABE/ALiCE)
  • Fernão Magalhães (Professor Catedrático, LEPABE/ALiCE | ARCP Colab)
  • Daniela Correia (NEEQ/M.EQ)
  • Catarina Moreira (HEIQ)
Os materiais funcionais constituem uma das áreas mais dinâmicas e promissoras da ciência e da engenharia de materiais. Diferenciam-se por apresentarem propriedades específicas que lhes conferem funcionalidades além das estruturais tradicionais. O avanço na sua produção e caracterização tem permitido o desenvolvimento de soluções inovadoras em setores como a energia, a eletrónica, a saúde e o ambiente. A produção destes materiais envolve desafios significativos, desde a escolha de matérias-primas sustentáveis até à otimização de processos de síntese e produção industrial. A integração entre investigação científica e aplicação prática é, por isso, essencial como veículo de inovação na criação de novos produtos e tecnologias de elevado impacto económico e industrial.

Inscrição

As inscrições estão limitadas ao número de vagas disponíveis (40) que serão preenchidas por ordem de inscrição. Após preenchidas as vagas de uma atividade, as inscrições continuam a ser aceites mas ficam a aguardar a confirmação e sujeitas à disponibilidade que possa vir a existir.

Caso pretendam desistir de uma ou mais atividades devem informar por email para sct_alice_deq@fe.up.pt

(10 vagas)
(7 vagas) 
(8 vagas)