O Professor Paulo Garcia, docente no Departamento de Engenharia Química e Biológica (DEQB) da FEUP e coordenador científico do núcleo FEUP do Centro de AstroFísica e Gravitação (CENTRA), tem marcado presença recente nos meios de comunicação social nacionais, no âmbito da missão Artemis II, da NASA, que assinala o regresso de humanos à órbita da Lua mais de 50 anos depois.
No dia 1 de abril, o docente foi entrevistado pela Rádio Renascença, onde explicou a importância estratégica da missão Artemis II no contexto mais alargado da exploração espacial humana. À Renascença, Paulo Garcia sublinhou que este programa se insere numa estratégia gradual de desenvolvimento tecnológico, destacando a Lua como um laboratório essencial para testar sistemas, procedimentos e engenharia necessários a missões futuras, nomeadamente com o objetivo de levar humanos a Marte. [rr.pt]
Posteriormente, na noite de sexta‑feira para sábado, o professor participou como comentador convidado numa emissão especial da RTP Notícias, dedicada à reentrada atmosférica e ao regresso à Terra da cápsula Orion da missão Artemis II. Durante a cobertura em direto, contribuiu para a contextualização científica e técnica de um dos momentos mais críticos da missão espacial. A emissão pode ser revista na RTP Play, no programa 24 Horas [rtp.pt].